quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Como se livrar do IOF em Viagens Internacionais

Desde março de 2011, o governo cobra um IOF de 6,38% sobre os gastos feitos no exterior com cartões de crédito internacionais. Isso quer dizer que alguém que gasta 10.000 reais com o cartão em uma viagem internacional terá de desembolsar 638 reais apenas para cumprir suas obrigações junto à Receita Federal. A conta será paga junto com a fatura do cartão de crédito do mesmo mês.

Mala_de_viagem

A forma mais fácil de driblar essa despesa é comprar moeda estrangeira em espécie, adquirir travelers cheques ou carregar um cartão de viagem pré-pago antes de embarcar porque essas três modalidades de câmbio estão sujeitas a um IOF de só 0,38%. Os cartões pré-pagos estão disponíveis com as bandeiras Visa, Mastercard e American Express e são emitidos por diversos bancos. Os dólares e os travelers podem ser comprados em bancos e corretoras.

Antes de decidir a forma de aquisição de moeda estrangeira, entretanto, é necessário estar atento à cotação do dólar que será utilizada. Alguns bancos emissores de cartão de crédito utilizam a cotação do dólar comercial para converter as compras para reais. Já quem compra cédulas ou usa cartões pré-pagos fecha a transação pela cotação do dólar turismo – cerca de 10 centavos superior ao comercial. Nesses casos, portanto, o viajante deve fazer as contas para chegar à conclusão sobre qual a melhor opção. Veja aqui mais detalhes.