sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Microsoft confirma que Windows 8 terá duas interfaces

A Microsoft confirmou nesta quarta-feira (31) que o novo Windows 8 vai oferecer duas opções de interface gráfica diferentes, uma mais apropriada para tablets e outra mais parecida com o desktop tradicional para PCs.
Win8metro

Em fevereiro, o G1 já havia adiantado que haveriam duas interfaces para o novo Windows, e uma delas seria criada especificamente para concorrer no mercado de tablets com o Android, do Google, e o iOS, do iPad da Apple. A diferença é que, agora, a Microsoft deixou claro que será possível navegar entre as diferentes interfaces, e que boa parte dos programas terá a opção de funcionar com as duas "caras".

A decisão da Microsoft de criar uma interface gráfica específica, e não um sistema operacional completamente independente para tablets, foi tomada com base na percepção da empresa de que o principal ativo da companhia é a onipresença do Windows - e do pacote Office - no ambiente corporativo.

A principal vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que será possível utilizar, nos tablets, programas desenvolvidos para Windows. Isso não é possível, por exemplo, com o iPad, que não é compatível com aplicativos criados para computadores Mac.

"Acreditamos que o usuário vai querer fazer com o tablet tudo o que ele faz em seu computador no escritório", afirmou, ao G1, o vice-presidente sênior da divisão de comunicações móveis da Microsoft, Andy Lees, durante evento no Mobile World Congress de Barcelona.

O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou em janeiro, na abertura do Consumer Electronics Show 2011, que a nova versão do sistema operacional Windows seria compatível não apenas com os computadores tradicionais, com arquitetura Intel, mas também com equipamentos mais leves, com processadores ARM e tela sensível ao toque.

Abaixo a tela do Windows Explorer usando o sistema de abas introduzido no Office 2007:
Win8desktop

Fonte: G1