segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Erro ao Desinstalar Programas no Windows

Nos últimos meses, quando tento desinstalar algum programa, o Windows (ou o programa usado para desinstalar a aplicação) apresenta sempre a mensagem:


"Não foi possível abrir a chave: UNKNOWN\Installer\Products\<nr. da chave do programa>\SourceList\Media. Verifique se você tem acesso suficiente a essa chave ou entre em contato com a equipe de suporte"


Como sou o administrador das máquinas do escritório, achei estranho essa mensagem. Procurando na internet, achei no Fórum do Clube do Hardware uma sugestão dada pelo usuário Nilson.Botti que resolveu o problema.


Aparentemente esse erro é causado pelo programa MVRegClean 6.0, que é a única coisa em comum entre os usuários afetados. Fiz testes em 3 máquinas, cada uma com uma versão diferente do Windows (XP, Vista e 7) e em todas elas o problema só aparece após limpar o Registro usando o MVRegClean 6.0 (a falha/erro não ocorre com a versão anterior desse excelente software).


Como alguns amigos meus pediram um tutorial para executar a tarefa, resolvi descrever os passos envolvidos (escrevi no Windows 7 e por isso algumas telas podem aparecer ligeiramente diferentes nas versões anteriores do Windows):


1) No Menu Iniciar, escolha "Executar":
Sshot-1

2) Execute o programa RegEdit.exe:
Sshot-2

3) Dentro do Registro, localize a chave "HKEY_CLASSES_ROOT" (é a primeira opção):
Sshot-3

4) Clique na seta a direita da chave para abrir as sub-opções, até encontrar opção "Installer" e, dentro dela, "Products":
Sshot-4

5) Clique com o botão direito do mouse sobre a chave "Products" e escolha a opção "Permissões":
Sshot-5

6) Escolha o grupo "Administradores", marque "Permitir" na opção "Controle Total" e após pressione o botão "Aplicar". Em seguida, na mesma tela pressione o botão "Avançadas" para definir as permissões avançadas para esse grupo:
Sshot-6

7) Selecione o grupo "Administradores" e pressione o botão "r":
Sshot-7

8) Marque a opção "Permitir" para o item "Controle total" e pressione "Ok":
Sshot-10

Pode fechar o programa "Editor do Registro" e desinstalar o programa que quiser do seu computador, pois agora você voltou a ter controle total sobre a máquina (não é preciso reiniciar o Windows). Só não esqueça que será preciso repetir os passos acima após todas as vezes que executar o MVRegClean 6.0