quinta-feira, 30 de junho de 2011

Microsoft irá alterar o Skype para permitir grampear conversas do Skype

Uma tecnologia recém-patenteada pela Microsoft que permitiria à empresa secretamente interceptar, monitorar e gravar ligações do Skype está levantando preocupações sobre privacidade.
Skype_logo

O pedido pela patente da Legal Intercept foi feito pela Microsoft em 2009, muito antes de a companhiacomprar o Skype por 8,5 bilhões de dólares, o que aconteceu em maio deste ano. Coincidência ou não, a patente foi concedida na última semana.

A partir da descrição da Microsoft sobre a tecnologia em seu requerimento de patente, a Legal Intercept parece similar a ferramentas utilizadas por companhias de telecomunicação e fabricantes de equipamentos que trabalham com grampos do governo e pedidos de vigilância.

Segundo a Microsoft, a Legal Intercept é desenvolvida para gravar silenciosamente comunicações em redes VoIP (voz sobre IP). como o Skype.

“Dados associados com um pedido para estabelecer uma comunicação são modificados para fazer com que a comunicação seja estabelecida por um caminho que inclui um agente gravador.” O agente gravador pode então “gravar silenciosamente” a comunicação, segundo a descrição da tecnologia feita pela Microsoft.

“As modificações podem incluir, por exemplo, adicionar, mudar, e/ou deletar dados dentro dos dados. Os dados modificados são então passados para uma entidade de protocolo que usa os dados para estabelecer uma sessão de comunicação”, nota a descrição.

Buracos

De acordo com a Microsoft, a Legal Intercept conserta buracos em ferramentas de monitoramento atuais que são desenvolvidas principalmente para interceptar Plain Old Telephone Service (POTS - serviço de voz telefônica convencional). “Com o novo VoIP e outras tecnologias de comunicação, o modelo POTS para gravar comunicações não funciona”, nota a Microsoft em seu pedido.

O professor de Direito da Universidade de Miami, Michael Froomkin, disse que a descrição da patente sugere que, com essa tecnologia, a Microsoft tornasse o Skype apto para a CALEA (Communications Assistance for Law Enforcement Act).

A CALEA exige que as operadoras de telefonia e os fabricantes de equipamentos de comunicação habilitem seus aparelhos para que eles possam ser usados para fins de vigilância por agências de lei federal.

Mas as implicações da tecnologia são muito mais amplas, afirma Froomkin. “Primeiro, tornar uma tecnologia de comunicação amigável ao FBI significa também torná-la amigável a ditadores, e a longo prazo isso não é bom para movimentos como a Primavera Árabe”, disse. “Em segundo, a experiência mostra que essa construção pela ‘porta dos fundos’ é um convite a exploração.”

Confiança

O Skype também têm sido um pouco cuidadoso sobre possuir uma porta dos fundos no estilo CALEA, disse. “O Skype não esclarece totalmente como funciona ou como é sua criptografia”, afirma Froomkin. “Como resultado, os usuários precisam ter uma grande dose de confiança.”

“A história já nos ensinou muitas vezes que a confiança é facilmente colocada em um lugar errado”, completa.

O diretor executivo da Center for Digital Democracy, Jeffrey Chester, afirmou que essa nova patente se alinha com os objetivos mais amplos da Microsoft.

A companhia “deseja incorporar tecnologias de rastreamento aos seus serviços Skype, à medida que expande agressivamente seu sistema de publicidade pelo mundo todo”, disse Chester. “O Skype provavelmente terá em breve anúncios direcionados e dígitos de perfis de usuários ligados. Isso ressalta a necessidade de fortes defesa para privacidade quanto a dispositivos móveis e localização”, explica.

Um porta-voz da Microsoft disse que a companhia não iria comentar sobre essa tecnologia.