sexta-feira, 3 de junho de 2011

Google, Microsoft e Yahoo juntam forças para melhorar as buscas na web

Em uma rara demonstração de colaboração, a Google juntou forças com as rivais Microsoft e Yahoo em um projeto concebido para melhorar o recolhimento e a indexação de dados estruturados na web, que são geralmente provenientes de bancos de dados mas perdem sua formatação quando convertidos para HTML.
Html

As três empresas lançaram um site chamado Schema.org, que contém um conjunto comum de tags HTML para ajudar os webmasters a identificar dados estruturados publicados em seus sites.

"O Schema.org pretende ser uma fonte única de recursos para webmasters que buscam marcar suas páginas de forma a ajudar os motores de busca a entender melhor seus sites", afirmou a Google, em seu blog.

Ao promover o uso dessas tags comuns por toda a web, as três empresas esperam que seus motores de busca possam melhorar suas capacidades de identificar, recolher e indexar dados estruturados.

"Muitas aplicações, especialmente motores de busca, podem se beneficiar bastante com o acesso direto a esses dados estruturados. A marcação na página ajuda os motores de busca a entender a informação na página web - o que, por sua vez, colabora na exibição de resultados de busca mais ricos", defende o site Schema.org, em sua página inicial.

O Schema.org contém mais de 100 tags HTML para categorias de dados estruturados como eventos, organizações, pessoas, lugares, produtos, análises, pontuações, filmes e livros.

Fonte: artigo de Juan Carlos Perez para a IDG Now