terça-feira, 15 de março de 2011

Telebrás começa a transferir papéis para acionistas

A partir do próximo dia 23/3, a Telebrás começará a transferir aos seus acionistas os valores correspondentes à venda das frações resultantes do agrupamento de ações, realizado no início deste ano. Serão repassados 13,5 milhões de reais, resultantes da comercialização, pela BM&Bovespa, de 554.891 ações ordinárias e 484.810 preferenciais, já agrupadas, que não foram ajustadas por seus respectivos proprietários.

Os acionistas que não optaram pelo ajuste de suas posições devem procurar as agências do Banco Bradesco para receber o montante correspondente. Já os valores relativos às ações custodiadas na Central Depositária da Bovespa serão repassados por essa instituição aos acionistas por meio dos seus Agentes de Custódia.

Img

A decisão de agrupar 10 mil ações em uma das respectivas espécies foi tomada na Assembleia Geral de Acionistas da Telebrás, realizada em 3/12 do ano passado, com o objetivo de ajustar o valor unitário da cotação a patamares mais adequados para comercialização.

O agrupamento também visa reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência dos sistemas de registros, além de alinhar o valor das ações aos parâmetros negociados em bolsas de valores brasileiras. Os acionistas tiveram entre 8/12 de 2010 e 21/1 deste ano para reajustar suas respectivas posições.

Com essa iniciativa, o número total de ações da Telebrás foi reduzido de mais de um trilhão para 109,6 milhões. Destas, 88,6 milhões são ordinárias e 21 milhões  preferenciais, tendo a União um total de 72,67% delas.

Fonte: Computerworld