sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Governo quer transformar Brasília na 1ª Capital Digital da América Latina

Uma parceria entre o governo federal e o Distrito Federal deverá transformar Brasília na primeira capital do País e da América Latina totalmente digital. A primeira reunião para discutir os termos iniciais do projeto foi realizada entre o ministro das Comunicações (Minicom), Paulo Bernardo, e o governador do DF, Agnelo Queiroz.


O ministro Paulo Bernardo explicou que o projeto piloto deverá ser implantado em uma cidade-satélite como Samambaia ou Ceilândia e, depois, estendido ao Distrito Federal. O objetivo é ampliar a cobertura de banda larga para todo o território do DF e democratizar o acesso à internet. Uma das possibilidades é garantir à população o acesso gratuito à rede sem fio em espaços públicos como praças e parques da cidade.

“O Distrito Federal tem tecnologia, infraestrutura e as condições necessárias para sediar esse projeto de custo pequeno e alcance extraordinário”, destacou o ministro.

De acordo com o governador Agnelo Queiroz, ”o projeto será uma grande revolução da banda larga no Distrito Federal, além de permitir um acesso facilitado da nossa população a todos os serviços públicos através da internet, como Departamento Nacional de Trânsito (Detran), marcação de consultas e matrículas na rede pública de ensino”.

A previsão é que o projeto seja implementado em dois anos, fortalecendo a estrutura disponível para a Copa do Mundo de 2014, que terá Brasília como uma das sedes. O governador revelou que o Distrito Federal dispõe de 27 milhões de reais no orçamento do governo federal para utilizar em projetos de banda larga.

A ideia é utilizar a rede de fibras ópticas do governo federal e interligá-la com a estrutura já existente no DF, que inclui cabos da Companhia Energética de Brasília (CEB), do metrô e da Universidade de Brasília (UnB).

“O objetivo é otimizar a infraestrutura já existente para viabilizar a inclusão digital de todo o Distrito Federal”, explicou o secretário executivo do Minicom, Cezar Alvarez. As ações deverão ser coordenadas pela Secretaria Executiva do Minicom e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal . Inicialmente, os dois órgãos vão elaborar os termos do projeto e fazer um levantamento de toda a rede de fibra óptica disponível no DF. A parceria deverá contar também com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Fonte: ComputerWorld