quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mulheres preferem ter chefe homem

Estudo indica que 63% das mulheres preferem ter um chefe homem porque eles são mais direcionados, sabem delegar tarefas e estão mais dispostos a elogiar um trabalho bem feito

Dois terços das mulheres preferem trabalhar para um chefe que seja homem porque acreditam que eles são melhores administradores e menos sujeitos a mudanças de humor, apontou um estudo online divulgado nesta quinta-feira (13/08). 
Na pesquisa realizada pelo site One Poll no Reino Unido, muitas funcionárias afirmaram que preferem também que seus homens sejam chefes porque eles “têm mais autoridade” e “são mais diretos” do que suas contrapartidas do sexo feminino. Apesar de anos passados da revolução sexual, as mulheres também qualificaram os homens de “mais duros”, “melhores em delegar tarefas” e mais dispostos a elogiar um trabalho bem feito. 

O estudo apontou que os homens ainda são considerados superiores quando se trata de tomar decisões e que conseguem manter maior controle sobre sua área de atuação do que as mulheres. Cerca de 63% das mulheres pesquisadas disse que preferia ter um chefe homem, enquanto 37% optaram por uma chefe mulher.


Mais: quatro entre dez mulheres que têm chefes mulheres acreditam que seriam capazes de se sair melhor se estivessem no lugar de suas superiores. E uma em cada seis mulheres que tem uma chefe mulher disse que havia sempre tensão no local de trabalho. 

Segundo um porta-voz da OnePoll, “os resultados mostram que há prós e contras em relação aos dois sexos”. 



“A pesquisa mostra que enquanto as mulheres são boas para lidar com as questões pessoais dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, a maioria afirmou que os homens eram melhores quando se tratava de ditar as novas direções da companhia”, explicou a OnePoll. 

“Os homens também se mostraram melhores no que diz respeito a ter uma visão macro do negócio a longo prazo”. 

Em compensação, a OnePoll explicou que as mulheres são muito superiores aos homens quando se trata de lidar com um assunto difícil, já que são melhores ouvintes. Elas também são mais confiáveis e se interessam mais por sua equipe, sempre que há um problema. Além disso, os funcionários sentem que podem conversar mais abertamente com chefes mulheres. 

Por outro lado, quando se trata de deixar os problemas pessoais em casa, as mulheres ainda sentem dificuldade e por isso podem acabar se sentindo ameaçadas por outras mulheres no trabalho. 

Os resultados indicam que na visão geral do ambiente de trabalho, os homens são vistos como mais direcionados e capazes de encarar desafios, mas é bom lembrar que nem sempre são essas características que devem ser empregadas na hora de resolver problemas na empresa. 

O estudo, que considerou 2.000 mulheres que trabalham tempo integral e meio período, perguntou apenas se elas preferiam ter um chefe homem ou mulher como superior direto. A pesquisa indicou que 66% das mulheres estão felizes com seu trabalho, mesmo em meio à recessão, enquanto apenas uma em 20 mulheres disse que tinha planos de mudar de trabalho nos próximos meses. 

Fonte: PEGN 

Twitter / Blog
Joãosinho Trinta (14030) é o nosso Distrital no DF. E para Deputado Federal, conheça as propostas de Ricardo Marques (1444): Pense à Frente!