terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como escolher uma câmera digital

O mundo da fotografia digital está em constante evolução. Por exemplo, a "guerra dos megapixels" dos últimos anos é história: é difícil encontrar uma câmera nova com um sensor com menos de 10 Megapixels.

Em vez disso, estamos vendo um tipo diferente de batalha: os fabricantes estão tentando construir câmeras especializadas para diferentes tipos de fotógrafos. Entre câmeras cheias de recursos, modelos domésticos sofisticados, câmeras de bolso com zoom poderoso, máquinas híbridas para fotos e vídeos, compactas com lentes intercambiáveis e DSLRs cheias de recursos, o número de opções cresce e as coisas ficam cada vez mais confusas.

Estamos aqui para ajudar. Esse "Guia de Compra de Câmeras Digitais" irá ajudá-lo a decidir qual tipo de câmera comprar baseado no seu perfil de uso e nos recursos que realmente importam. Assim, você pode gastar seu suado dinheirinho sem medo de se arrepender depois.

Escolhendo a câmera digital correta

Se você está tendo dificuldades para saber qual câmera comprar, pode ficar tentado a tomar uma decisão baseada apenas na quantidade de megapixels anunciada. No entanto, a não ser que você pretenda fazer impressões enormes ou ampliar pequenos detalhes de uma imagem, os megapixels não significam muita coisa. Na verdade, megapixels “em excesso” podem levar a imagens menos nítidas e com mais ruído, a não ser que você esteja usando uma câmera com um sensor de imagem maior (como uma DSLR ou uma câmera Micro Four-Thirds).

Outros recursos normalmente são mais importantes, e eles dependem da qual finalidade para a qual a câmera. Por exemplo, uma câmera lenta que leva muito tempo entre as fotos é um "abacaxi" para fotógrafos de esportes ou ação. E uma DSLR grande e pesada que produz ótimas fotos pode passar mais tempo no seu armário do que na sua bolsa. Uma máquina sem controles manuais pode produzir imagens fabulosas à luz do dia, mas outras horríveis em situações mais desafiadoras.

SLR digital (DSLR - digital single-lens reflex)
Exemplos: Canon EOS 50 D, Nikon D5000

Pontos fortes: produz fotos e vídeos soberbos (incluindo situações com pouca luz); não possui atraso no disparo das fotos; várias opções de lentes intercambiáveis; controles manuais para exposição e foco; visor ótico pela lente. 

Pontos fracos: Custo alto; não é portátil; nem todas as DSLRs gravam vídeos; pode ser complexa e intimidante.

Se dinheiro não é um obstáculo e o desempenho é sua maior prioridade, fique com uma SLR. Elas produzem as melhores fotos e tem os melhores controles de imagem entre todos os tipos de câmeras digitais. A combinação de um sensor grande, lentes de alta qualidade intercambiáveis para atingir uma variedade de efeitos, excelente desempenho em ISO alto e condições de luz baixa e o rápido tempo de resposta do obturador faz com que seja a câmera perfeita para fotógrafos profissionais ou entusiastas. Uma DSLR também é o único tipo de câmera que te permite ajustar a imagem através da lente usando um visor ótico, o que garante que o que você está vendo é uma representação fiel do que será fotografado.

Nikon D5000 - 360px

Nikon D5000

Apesar da idéia de usar uma DSLR ser intimidadora para os usuários novatos, os modelos mais modernos possuem recursos parecidos com as máquinas digitais mais básicas e a possibilidade de compor as cenas usando o visor LCD, o que torna a adaptação mais fácil. Além de modos fáceis de usar como auto-exposição e modos de cena, você também tem espaço e meios para crescer como um fotógrafo em razão de toda a gama de controles manuais disponíveis.

A única real desvantagem de uma DSLR é o seu tamanho, que faz com ela seja uma câmera difícil de ser levada para qualquer lugar. O preço também é uma consideração importante, mesmo após você gastar um bom dinheiro apenas na câmera: lentes adicionais são essenciais para libertar todo o poder da sua DSLR, e elas normalmente possuem um custo alto. E se você está interessado em gravar vídeos,certifique-se de que o modelo que você quer tem suporte a este recurso, que ainda não é universal. Mas quando disponível, estas câmeras gravam ótimos vídeos em HD (alta definição).

Câmera compacta com lentes intercambiáveis (Micro Four-Thirds)
Exemplos: 

Olympus Pen E-P2, Panasonic Lumix GH1

Pontos fortes: Mais compacta do que uma DSLR; excelente qualidade de foto e vídeo; não tem atraso no disparo das fotos; opções variadas de lentes intercambiáveis; ajustes manuais de exposição e foco.

Pontos fracos: não possui visor ótico “através da lente”; pode ser cara; possui menos lentes disponíveis do que as DSLRs; apesar de menor, ainda é um pouco grande para o uso no dia-a-dia.

Se você pode viver sem um visor ótico, essas câmeras com lentes intercambiáveis oferecem a maioria dos recursos de uma DSLR, mas com um tamanho mais compacto: trazem um sensor grande, obturador mecânico rápido, lentes intercambiáveis, qualidade de imagem e vídeo superior em relação a uma máquina digital mais básica e controles manuais.

Lumix GH1 - 360px

Panasonic Lumix GH1

A falta de um visor ótico é uma consequência do tamanho menor dessas câmeras: ao eliminar a grande caixa de espelho que te permite focar sua foto através da lente, as fabricantes conseguiram tornar as câmeras mais compactas, e manter algumas características desejáveis dos modelos maiores..

Um dos principais problemas é decidir qual dos muitos formatos de lentes intercambiáveis é o melhor, pois eles são incompatíveis entre si: Panasonic e Olympus usam o padrão Micro Four-Thirds; a NX10 da Samsung usa seu próprio formato NX; a série NEX da Sony usa o novo sistema E-Mount, e outras companhias estão prontas para lançar seus próprios formatos. E como esse é um tipo novo de câmera, não existem tantas opções de lentes para escolher. Existem adaptadores que permitem usar lentes de DSLRs com essas câmeras, mas eles normalmente possuem um preço salgado.

Megazoom (Câmeras com lentes fixas e zoom poderoso)
Exemplos: Canon Powershot SX20 IS, Casion Exilim EX-H20G

Pontos fortes: zoom ótico de longo alcance; controles manuais; normalmente possuem uma excelente estabilização de imagem; lentes melhores do que as câmeras digitais domésticas.

Pontos fracos: são maiores do que uma câmera doméstica; preço ligeiramente alto; não são muito menores do que uma câmera compacta com lentes intercambiáveis. 

As chamadas megazoom não te dão a mesma versatilidade de uma DSLR ou uma câmera compacta de lentes intercambiáveis, mas são as câmeras de lente fixa mais versáteis do mercado. Elas são chamadas de "megazoom" pois oferecem lentes com zoom ótico entre 20x e 30x, e normalmente produzem imagens impressionantes, seja em grande angular ou com zoom máximo.

Canon SX20 - 360px

Canon PowerShot SX20 IS

A maioria das megazooms também oferece controles manuais (parecidos com as DSLR) para abertura e obturador, assim como uma boa estabilização de imagem para ajudar a produção de fotos com zoom máximo. Por causa da versatilidade das suas lentes, elas são boas câmeras para fotografias de paisagem (conseguem capturar tanto panoramas quanto closes de detalhes distantes), de esportes (você pode sentar no meio do público e mesmo assim conseguir boas imagens da ação das partidas), e de animais (porque você realmente não deve chegar muito perto de um urso).

Apesar de uma megazoom ser menor do que uma DSLR, ela tem mais ou menos o mesmo tamanho dos modelos compactos com lentes intercambiáveis citados acima, e não caberá no seu bolso ou bolsa, por exemplo. Você provavelmente vai precisar de uma mochila ou bolsa de câmera para levá-la por aí.

Continue lendo para saber sobre Megazoom de bolso, câmeras domésticas avançadas e básicas, modelos resistentes e dicas de compra

Megazoom de bolso (Câmeras compactas com zoom poderoso)
Exemplos: Sony Cyber-Shot DSC-HX5V, Nikon Coolpix S8000 

Pontos fortes: alcance de zoom muito maior do que uma câmera de bolso; portátil e versátil; normalmente possui excelente estabilização de imagem; muitas delas possuem controles manuais.

Pontos fracos: algumas são um pouco grandes; são mais caras do que as câmeras digitais mais básicas; algumas não possuem controles manuais.

Se você é atraído pela versátil lente fixa de uma megazoom, mas está buscando algo um pouco mais portátil, uma megazoom "de bolso" é sua melhor opção. Essas câmeras compactas tem zoom ótico com alcance entre 10x e 15x, e apesar de serem definitivamente mais compactas do que uma megazoom tradicional ou uma DSLR, algumas delas não são pequenas o bastante para caber no bolso da sua calça, por exemplo. O bolso de uma jaqueta ou uma bolsa deve ser grande o bastante, no entanto.

Sony Cyber-Shot DSC-HX5V - 360px

Sony Cyber-shot DSC-HX5V

Apesar de algumas megazoom "de bolso" trazerem controles manuais, como abertura e obturador, nem todos os modelos estão equipados dessa maneira. Portanto, certifique-se de checar as especificações se você se importa com esses recursos. Essas câmeras normalmente possuem estabilização ótica de imagem ótica muito boa, o que facilita o uso com o zoom na aproximação máxima.

Câmeras domésticas avançadas (“point and shoot” com controles manuais)
Exemplos: Canon PowerShot S90; Canon PowerShot G11

Pontos fortes: melhor qualidade de imagem do que a maioria das câmeras de lente fixa; ajustes manuais de velocidade do obturador e abertura; são boas câmeras secundárias para donos de modelos DSLR, e uma boa ferramenta de aprendizado para fotógrafos iniciantes. 

Pontos fracos: mais caras do que os modelos domésticos mais básicos e podem ser mais complicadas de usar; menor alcance de zoom ótico.

Nem todas câmeras digitais domésticas conseguem atender ao grau de exigência de um profissional dono de uma DSLR, mas os modelo mais avançados dessas câmeras geralmente são os escolhidos por fotógrafos profissionais como uma câmera secundária e mais portátil. Essas máquinas possuem ajustes manuais de abertura, obturador e ISO, permitindo fotos mais refinadas do que seria possível com uma câmera doméstica básica.

Canon S90 - 360px

Canon PowerShot S90

Apesar de não terem o alcance de zoom de uma megazoom compacta, a qualidade de imagem normalmente é melhor; você não tem a distorção que aparece algumas vezes com o zoom no máximo. Essas câmeras também geralmente possuem aberturas maiores, por isso você consegue alcançar uma grande profundidade de campo e fotografar em velocidades do obturador maiores.

Câmeras domésticas (“point-and-shoot”) básicas

Pontos fortes: muito fáceis de usar; pequenas o bastante para caber no bolso da sua calça; normalmente possuem um grande número de modos de cena que selecionam automaticamente as configurações corretas para obter as melhores imagens de acordo com as condições do ambiente.

Pontos fracos: normalmente não possuem controles manuais; qualidade da imagem não é nada fora do comum, chegando a medíocre em condições de luz baixa; “excesso” de megapixels.

Uma câmera doméstica básica é uma escolha óbvia para qualquer pessoa que apenas quer ter uma câmera sempre em mãos; a maioria delas até grava vídeos em HD (em 720p) agora. A automação na câmera está ficando cada vez melhor, o significa que esses aparelhos basicamente funcionam sozinhos; você não tem controles manuais para fazer um ajuste fino em suas imagens, mas essas câmeras normalmente possuem modos automáticos muito bons e modos de cena que escolhem as configurações apropriadas para a sua fotografia.

Essas câmeras possuem sensores pequenos, por isso não caia na armadilha de comprar um modelo barato com uma contagem muito alta de megapixels. Ter mais megapixels em um sensor pequeno normalmente produz ruído nas imagens, especialmente quando você está fotografando com ISO mais alto em situações de pouca luz.

Apesar de não oferecem o mesmo alcance de zoom ótico que uma câmera mais cara, uma boa coisa para se ficar de olho em uma point-and-shoot básica é a cobertura grande-angular (idealmente por volta de 28mm). Isso é muito conveniente para fotos de grupo, auto retratos e fotografias de paisagem.

Câmeras domésticas resistentes
Exemplos: Panasonic Lumix DMC-TS2PU

Pontos fortes: imune à quedas, água, frio extremo e areia.

Pontos fracos: normalmente possuem menos recursos do que uma point-and-shoot comum; às vezes produzem imagens com menor qualidade.

Essas são câmeras sob medida para os entusiastas de esportes radicais, montanhistas, mergulhadores e os desajeitados de plantão. Há uma boa variedade de câmeras à prova d’água, de gelo, de queda e de poeira disponíveis no mercado, e elas são ótimas para tirar fotos de animais marítimos, levar para a praia ou até para uma possível viagem de snowboard ou esqui.

Lumix TS2PU - 360px

Panasonic Lumix DMC-TS2PU

Em razão de seus visuais únicos e conjuntos de recursos algumas vezes sem graça, essas câmeras não são a primeira escolha para o uso no dia-a-dia. A qualidade de imagem pode ser um pouco inconsistente também: elas são fortes, mas normalmente não têm os melhores ou maiores sensores de imagem. Mas são duráveis, e às vezes isso pode ser o mais importante.

Dicas de compras de câmeras digitais

Escolha os “megapixels” de acordo com seu uso: a maioria das câmeras domésticas oferece sensores de pelo menos 5 megapixels, o que é bastante para produzir impressões de 27x35cm. Câmeras com mais megapixels produzirão imagens impressas ainda maiores e permitirão que você amplie uma parte da imagem com menos probabilidade da impressão ficar borrada. Se você planeja imprimir fotos apenas em 10x15cm, não precisa fotografar na maior resolução da máquina - e como resultado poderá colocar mais imagens em seu cartão de memória.

Prefira pilhas recarregáveis e um carregador: pilhas/baterias descartáveis representam um custo maior com o passar do tempo. Algumas câmeras podem usar pilhas AA de qualquer tipo - descartável ou recarregável. Essa habilidade pode ser útil se as suas pilhas recarregáveis se esgotarem e você não quiser (ou não puder) esperar a recarga: pare na primeira farmácia, compre um par de pilhas alcalinas e continue fotografando!

Ignore o zoom digital: a maioria das câmeras oferece um zoom ótico de pelo menos 3X - e algumas chegam aos 30X. Mas algumas vezes as fabricantes anunciam um zoom total que inclui o zoom digital, que você deve desconsiderar: zoom digital produz imagens com qualidade inferior às produzidas com um zoom ótico.

Procure por um auxílio de foco sob pouca luz: muitas câmeras possuem lâmpadas auxiliares que as ajudam a focar em situações de pouca luz. Isso é algo importante na hora de tirar fotos internas.

Teste a câmera antes de comprar: algumas máquinas possuem comandos e menus que são mais fáceis de usar do que outras, e isso é algo que você só vai saber após um teste em mãos. Também avalie o tempo entre o apertar do disparador e o momento em que a câmera realmente tira a fotografia. Teste o zoom da lente - ele opera da maneira rápida e suave? Descubra o tempo que é preciso esperar para gravar as imagens. E também teste o visor LCD - à luz do dia se possível, com sol - para determinar o quão legível ele é.

Invista em um leitor de cartão de memória ou um dock para a câmera: um leitor de cartão de memória age como um HD externo plugado ao seu PC ou notebook, permitindo que você baixe as imagens diretamente do cartão de memória. Muitos notebooks mais novos possuem uma ou mais entradas de cartão de memória embutidas, assim como algumas impressoras jato de tinta. Algumas câmeras vêm com um dock ou oferecem um como uma opção, uma espécie de “berço” onde você simplesmente encaixa a câmera e ela se conecta ao PC. Alguns deles trazem um botão dedicado para descarregar as novas fotos em seu cartão de memória, e ttambém carregam a bateria da câmera.

Compre um segundo cartão de memória: se você tem um segundo cartão de memória, pode continuar fotografando enquanto baixa as imagens, em vez de precisar manter a câmera presa ao seu PC. Além disso, não precisará se preocupar tão cedo em ficar sem espaço (e perder sua foto perfeita).

Verifique no manual da câmera o tipo e a capacidade dos cartões de memória suportados, mas não precisa exagerar com um cartão de 16 GB ou mais. Um cartão de 2 GB, por exemplo, comporta mais de 300 imagens em uma câmera de 7 MP.

Fonte: PC World