quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Smartphones: Android supera iPhone e Windows Mobile despenca

As vendas de smartphones em todo o mundo cresceram 50% no segundo trimestre de 2010, com um total de 61,6 milhões de unidades comercializadas, de acordo com uma recente pesquisa divulgada pela consultoria Gartner.

Segundo o estudo, o sistema operacional móvel com maior crescimento foi o Android, da Google, que agora passa a ser  o terceiro mais usado no mundo no setor de plataformas móveis.

Durante o período, o SO do Google alcançou a marca de 10 milhões de dispositivos comercializados, o que representa 17,2% de participação no mercado.

Há um ano, esse número era de apenas 756 mil aparelhos (1,8% de participação) . Somente nos três primeiros meses deste ano foram vendidos 5,2 milhões de aparelhos. Até o momento, o grande mercado para o Android tem sido a América do Norte, onde ele é o atual líder.

Com base no estudo, a empresa de pesquisa creditou o crescimento a dois principais fatores: o primeiro foi o grande número de smartphones com diferentes preços disponíveis com o sistema. O segundo foi a disponibilidade em diferentes operadoras de telefonia. A Gartner prevê que o Android se torne o segundo maior sistema operacional do mundo para celulares antes do final deste ano.

Atualmente, o Symbian, utilizado em grande parte dos aparelhos da Nokia, ainda é o líder. As vendas somaram 25,4 milhões de unidades, contra 20,9 milhões no ano passado. Entretanto, a sua participação de mercado caiu de 51% para 41,2 %.

Embora a Research in Motion (RIM) tenha perdido o primeiro lugar no mercado norte-americano, ela conseguiu manter o segundo lugar no cenário mundial. As vendas do BlackBerry cresceram de 7,8 milhões para 11,2 milhões. Mas a sua representatividade de mercado caiu de 19% para 18,2 %.

O iOS, sistema operacional da Apple, está atualmente no quarto lugar no mundo. As vendas cresceram de 5,3 para  8,7 milhões de iPhones, com sua participação saltando de 13% para 14,2%

Em quinto lugar, os equipamentos baseados em Windows Mobile, da Microsoft, atingiram 3,1 milhões de unidades, com uma queda de 9,3% para 5% no market share.

Fonte: MacWorld

 Twitter / Blog
Joãosinho Trinta (14030) é o nosso Distrital no DF. E para Deputado Federal, conheça as propostas de Ricardo Marques (1444): Pense à Frente!