terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As 20 empresas mais promissoras de aplicativos na nuvem

Em várias empresas, o debate para a adoção de aplicativos na nuvem acontece desse jeito:
- "Nós precisamos implementar um sistema de CRM. Quanto tempo demora?", diz o gerente de vendas.
- "Você pode me perguntar isso daqui a um ano? Estamos com vários projetos atrasados", responde o gerente de TI.
- ""Uhn, OK".

Após essa conversa, o gerente de vendas sai da sala e contrata o serviço de CRM da Salesforce.com, adotando cloud computing para fugir do departamento de TI. Mas isso está mudando. Agora, gerentes de TI estão entendendo os benefícios possíveis dos aplicativos de produtividade na nuvem - sejam os baixos gastos com infraestrutura, a maior flexibilidade ou o fato de eliminar desperdício de tempo para implementar e instalar atualizações de software. Aproveitando que a quantidade de fornecedores de software sob demanda não para de crescer, listamos os 20 principais deles.

- Birst
O foco da Birst está em oferecer ferramentas de business intelligence na nuvem para o mercado de médias empresas ou departamentos de grandes empresas que não têm os recursos ou a experiência necessária para implementar sistemas tradicionais. As empresas usam Birst para extrair dados de variadas fontes, construir data warehouses e relatórios. A função Live Access, presente na última versão do programa, permite que os clientes da Birst acessem dados em data warehouses pré-existentes. E com os serviços de Advanced ETL é possível lidar com complexas transformações de dados.

- Callidus Software
O gerente de vendas de antigamente "motivava" seus vendedores com presentinhos, como um conjunto de facas de churrasco, blocos de papel ou a demissão, se não melhorassem o desempenho. Hoje, felizmente, os profissionais do setor possuem melhores ferramentas para isso. A Callidus, com o seu aplicativo de gestão de desempenho de vendas e gestão de incentivos, busca fazer pela gestão de compensa o que a Saleforce.com fez pelo CRM. O programa ajuda as empresas a pagarem incentivos aos funcionários, distribuidores, e - claro - os canais, para garantir que estes incentivos estejam dentro da estratégia corporativa.

- FinancialForce.com
A FinancialForce.com, conhecida antigamente como Coda, é outro fornecedor de aplicativos em cloud-computing que segue o modelo da Salesforce.com. Na verdade, a Salesforce possui uma participação minoritária na empresa e os aplicativos sob demanda para contabilidade são contruídos sobre a plataforma Force da Salesforce.com. Após o lançamento, no ano passado, da versão Winter 10, a empresa garantiu aos clientes uma melhor gestão de débito, a capacidade de colocar dados que não são financeiros dentro do aplicativo e uma nova maneira de navegar entre os complexos processos financeiros.

- Google
Se existe alguma dúvida que cloud computing - e o Google Apps em particular - estão prontos para o mercado, ela foi dissipada no ano passado quando o governo da cidade de Los Angeles contratou e-mail do Google e os seus aplicativos em um contrato estimado em US$ 7,25 milhões. A cidade escolheu o Google Apps em vez da Microsoft, que também competia na concorrência. E ainda tem mais: no início de 2009, o Google começou a oferecer a sua solução hosted Apps Premier Edition via parceiros de negócios pela primeira vez.

- IBM 
Muitos especialistas apontam a divisão Lótus da IBM como mais uma vítima da Microsoft. Mas a Lotus tem tido algum sucesso com a sua oferta LotusLive, coleção de aplicativos sob demanda de colaboração e comunicação que funciona como alternativa a aplicativos que precisam ser instaladas, como o Microsoft Office, ou ferramentas pessoais de cloud computing, como o Google Apps.

- InContact
A InContact oferece aplicativos software-as-a-service de call center e de otimização de agentes que são usados por mais de 650 clientes. Fundada em 1997 como UCN, uma revendedora de serviços de telecomunicações, a companhia evoluiu através de aquisições. A linha de produtos da InContact conta também com ferramentas interativas de resposta de voz, software para distribuição automática de ligações, integração de telefonia com computação e até ferramentas para gestão de mão de obra no call center.

- Intacct
Durante a recessão, diversos SMBs descobriram que não possuem a visão completa das suas finanças. Eles cresceram e não é possível mais fazer o controle financeiro com planilhas ou com softwares gratuitos. Mesmo assim, essas empresas ainda não conseguem comprar um grande sistema de ERP. É nesse espaço que aparece a Intacct com ofertas de gestão financeira sob demanda e software de contabilidade para empresas de 25 a 1 mil funcionários. Competindo com a Microsoft, NetSuite e Sage, a empresa levantou US$ 29 milhões em capital de risco em 2007, lançou um programa de canal em 2008 e, hoje, tem mais de 2,5 mil clientes.

- LiveOps
A LiveOps, competindo no mesmo mercado que a InContact, leva o conceito de cloud computing a outro patamar. Sim, oferece uma plataforma de contact center sob demanda que os clientes podem usar nos seus departamentos de serviço ao usuário. Mas a solução vai além ao fornecer uma rede de 20 mil agentes independentes em suas casas que usam o sistema - tornando possível para que uma empresa coloque na nuvem não só o software de call center, mas toda a operação de serviços ao clientes.

- MyDials
Outro fornecedor no competitivo mercado de Business Intelligence vendido através do modelo de software como serviço, a MyDials busca dar aos seus usuários dashboards para a gestão do desempenho operacional que apresentam indicadores de performance (KPIs, na sigla em inglês) e outras métricas visuais. Com uma forte presença em manufatura, o fornecedor está trabalhando com canais que são capazes de desenvolver fortes KPIs para os seus clientes. O MyDials 3.0 oferece previsão de cenários futuros, assim como capacidade de se conectar a aplicativos de gestão de ERP, CRM e supply chain.

- NetSuite
Os sistemas de ERP eram criados por grandes empresas (como Oracle e SAP) para grandes empresas. Desde a sua fundação, em 1998, a NetSuite tem sido forte em entregar ERP, CRM e aplicativos para comércio eletrônico integrados e sob demanda para os clientes médios e pequenos, entregando boa parte da capacidade de automação que apenas os grandes tinham acesso. A NetSuite também está apostando nos ISVs, que têm produtos para aumentar e extender as aplicativos NetSuite dentro do ecosistema batizado de SuiteCloud.

- Oracle 
Tom Siebel criou praticamente sozinho a indústria de CRM quando fundou a Siebel Systems, em 1993. A empresa passou a oferecer a versão em SaaS em 2003 e, logo depois, a Oracle fechou a compra deles em 2006, por US$ 5,8 bilhões. A Oracle oferece hoje tanto o Oracle CRM On Demand, a versão SaaS do produto da Siebel, quando o Oracle Siebel CRM, aplicativo tradicional. Empresas podem ter as duas ferramentas e combiná-las usando a arquitetura Oracle Application Integration e o Oracle Fusion Middleware.

- PivotLink

O setor de business intelligence pode ser a nova onda quando se pensa em cloud computing. A PivotLink, com 15 mil assinantes e mais de 2 milhões de relatórios analíticos por mês, está gerando muita atenção. A companhia levantou US$ 10 milhões em 2009 de um fundo de capital de risco e, em abril daquele ano, lançou o PivotLink Gadget, que permite que desenvolvedores adicionem funções de BI dentro do Google Apps.

- QlikTech
O software QlikView da QlikTech pode ser instalado da maneira tradicional, na nuvem ou em um dispositivo móvel. Fundado em Lund, Suécia, em 1993, a companhia tornou-se global em 2004 e hoje tem mais de 12 mil clientes. O QlikView utiliza uma estratégia que chama de associativa para a análise de dados, permitindo que o software acesse e analise dados em tempo real. Em junho, a companhia lançou o QlikView 9 com melhor ferramentas para visualização e buscas, relatórios em PDF e capacidade de suportar grandes conjuntos de dados.

- Salesforce.com
O que a Salesforce.com fez foi popularizar o conceito de cloud computing, transformando uma ideia vaga de arquitetura de TI em uma prática cotidiana de computação. Além disso, a empresa fornece aplicativos de CRM em SaaS que, para várias empresas, foi a entrada no mundo da nuvem. A Salesforce trabalha para aumentar a sua posição de líder em SaaS/cloud computing com a plataforma Force.com e as ferramentes de infraestrutura para desenvolver e rodar aplicativos na nuvem. Ainda assim, as vendas do CRM sob demanda e aplicativos de serviços aos clientes seguem sendo responsáveis pela maior parte do faturamento da Salesforce.

- SAS Institute

A empresa privada, avaliada em US$ 2 bilhões, é líder em business intelligence e software analítico, fornecendo ferramentas que vão dos relatórios básicos até análises complexas de dados. O SAS está aumentando as suas ofertas de aplicativos analíticos hospedados, com versões sob demanda do software para gestão de campanha de marketing e desenvolvimento de medicamentos. Esperando crescimento no nicho de cloud computing, o SAS está investindo US$ 70 milhões em um novo datacenter para gerenciar os grandes volumes de dados gerados pelos aplicativos em SaaS ou hospedadas.

- SugarCRM
A SugarCRM está caminhando para crescer no mundo de cloud computing. Em maio de 2009, lançou o Sugar Express, versão sob demanda de baixo custo (US$ 10 por usuário por mês) do seu aplicativo de CRM para pequenas empresas, escritórios domésticos e pequenas filiais. Em setembro, a SugarCRM passou a liberar a Sugar Community Edition para desenvolvedores dentro da nuvem Elastic Compute Cloud da Amazon. Com isso, a empresa permite que ISVs e desenvolvedores que trabalham com SugarCRM consigam usar a nuvem para realizar tarefas de desenvolvimento, testes e simular instalações.

- Taleo

Quando a economia se recuperar, as empresas vão passar a contratar novamente e precisar investir em gestão de desempenho. Taleo oferece aplicativo sob demanda para atrair, contratar e reter os principais talentos dentro da empresa. A companhia conta com 4,2 mil clientes, incluindo 3,5 mil SMBs. Recentemente, lancou o Taleo 10 com a nova interface Web 2.0, novas funções para desenvolvimento de staff, além de acesso por dispositivos móveis a redes sociais como LinkedIn e Facebook.

- Xactly
A Xactly compete com Callidus ao fornecer aplicativos sob demanda que ajudam os gerentes de vendas a manter o controle sobre o desempenho dos vendedores e as suas metas, além de cuidar da gestão de incentivos com comissões e até dos territórios que cada vendedor deve trabalhar. Tudo isso pode ser muito parecido com as ferramentas da Salesforce.com, mas a Xactly e a Salesforce trabalham bem em conjunto: o Xactly Business Solutions destinado para o SMB é construído sobre a plataforma Force da Salesforce.

- Zlago
A mudança para o cloud pode ser interessante para pequenas empresas com poucos recursos para investir em TI. A Zlago atua nesse setor ao oferecer para o SMB pacotes de aplicativos hospedados, incluindo desktop, e-mail, backup, segurança, armazenamento de dados e outros aplicativos corporativos. A Zlago está trabalhando com diversos canais para que eles coloquem as suas próprias marcas no serviço fornecido pela empresa. Se você quer ver como os canais trabalham com a nuvem, é bom ficar atento à Zlago.

- Zoho
Fundada em 1996, a Zoho offerece 21 aplicativos em cloud que vão do processador de texto e planilhas até CRM e gestão de projetos. Uma das razões por trás do sucesso da Zoho é que a empresa não obriga que seus usuários mudem para as suas ferramentas. Ela integrou o seu software de gestão de projetos com o Google Apps e oferece plug-ins para usar seus produtos com Microsoft Office e SharePoint. Esse é o tipo de estratégia que torna a vida dos parceiros mais fácil e a nuvem mais acessível aos clientes.

Fonte: IT Web

Posted via email from Ramon E. Ritter