terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"Economia brasileira é mais sustentável que a da China", diz Mark Mobius

O megainvestidor norte-americano Mark Mobius afirmou nesta segunda-feira (25/01) que a economia do Brasil é "mais sustentável" do que a da China, porque o país tem uma pauta de exportações de matérias-primas variada, que abrange desde metais a produtos agrícolas. Segundo Mobius, essa característica torna a economia brasileira mais resiliente.

Ao falar sobre o mercado de ações no Brasil, ele afirmou que o Ibovespa, índice das ações mais negociadas na bolsa, não está excessivamente valorizado ao contrário do que sugerem muitos analistas. Segundo informações da Bloomberg, as empresas do Ibovespa são negociadas em média a um valor equivalente a 13,2 vezes seus lucros, enquanto o índice de ações da bolsa de Xangai vem registrando uma valorização que é 17,9 vezes maior que os lucros.

"A economia do Brasil é mais sustentável porque eles não têm que importar nada. A China tem que importar petróleo, ferro e alimentos", disse Mobius, que administra em seu fundo de investimentos cerca de 35 bilhões de dólares em ativos de países emergentes. "O Brasil está em uma situação na qual ele possui recursos tremendos, não apenas minerais mas também agrícolas", enfatizou.

Mercados de ações em diversos países despencaram na semana passada depois do anúncio do crescimento econômico chinês, que ficou acima do esperado. Como o índice de inflação do país também mostrou elevação, os investidores ficaram preocupados com a possibilidade do país aumentar o custo de seus empréstimos.No Brasil, o Ibovespa, que caiu forte na semana passada, permanece em um patamar de pontos 72% acima do observado no mesmo período em 2009. De acordo com dados compilados pela Bloomberg, o índice preço-lucro do Ibovespa é o mais baixo dentre os principais mercados da América Latina, tornando-o uma excelente aposta para os investidores.

Fonte: Exame

Posted via email from Ramon E. Ritter