quinta-feira, 1 de março de 2007

IPO's: Expectativas para 2007

Alguns Conceitos Básicos

Antes de mais nada, para os neófitos no mercado de capitais, IPO (Initial Public Offering - Oferta Pública Inicial) é o mecanismo através do qual uma empresa abre o seu capital e passa a ser listada na Bolsa de Valores.

A cotação da ação da empresa na sua oferta inicial é conhecida como IPO Price e é definida com base na avaliação do patrimônio da empresa por especialistas de mercado. Além disso, normalmente se aplica um desconto sobre essa avaliação para aumentar o interesse pela oferta inicial e permitir aumentos razoáveis na cotação do primeiro dia. Aliás, é por isso que muitos entram em todas as IPO's: o valor inicial da ação freqüentemente está abaixo do seu valor real e as possibilidades de ter um bom ganho em apenas um dia são boas.

Antes de entrar na bolsa eu lia sobre esses ganhos consideráveis e ficava imaginando: "vou colocar todo meu dinheiro em um IPO de uma empresa com boas chances de valorização e ganhar em um dia mais do que consigo na renda fixa em uma ano" (obviamente só lembrava dos cases de sucesso).

Qual foi a minha decepção ao saber que não é possível a um pequeno investidor reservar a quantia quiser de uma ação em uma IPO. Alguns dias antes do lançamento, todos os interessados devem informar o valor que pretendem adquirir de ações da empresa. Com base na procura eles vão determinar a quantidade máxima de ações que cada um poderá comprar. Quanto maior o interesse, menor o valor. Para se ter uma idéia, em várias IPO's foi inferior a R$ 2.000,00, o que significa que, mesmo que a ação dispare no seu lançamento, dificilmente você ficará milionário (exceto se ganhar R$ 500,00 seja o seu conceito de riqueza...)

Perspectivas para 2007

Tanto em 2006 quanto nos primeiros meses desse ano, quem apostou em IPO's fez um excelente negócio (foram poucos que fracassaram).

Entretanto, a grande quantidade empresas que já entraram na bolsa (7 até meados de fevereiro contra 2 no mesmo período de 2006) está deixando os analistas preocupados. O que tem influenciado o boom dos lançamentos tem sido justamente a procura maior do que a oferta. Se houver um número muito grande de opções, pode não haver recursos para todas (atualmente 14 empresas estão com solicitações junto à CVM - Comissão de Valores Mobiliários para abrir capital).

Mas não é o que pensam alguns analistas, que acreditam que a demanda ainda é muito alta (veja as análises da InfoMoney aqui e aqui). De qualquer modo, há a possibilidade de que os ganhos dos lançamentos sejam mais contidos daqui para frente...

Assim, quais são as IPO's mais promissoras entre as previstas para esse ano? E quais serão os "micos"? O Portal Exame, que analisou 10 das empresas que já anunciaram sua intenção de abrir o capital, aposta nos vários bancos de médio que irão estrear na bolsa em breve. Já as empresas do ramo de construção civil (que foi responsável por vários lançamentos em 2006) são uma aposta arriscada e dependerão do preço definido para o lançamento.

Segundo a InfoMoney, várias empresas estão aproveitando o excesso de procura para lançar papéis com preços acima do valor real, o que tem sido, em grande parte, responsável pelo fracasso de alguns lançamentos. Dessa forma, é importante avaliar se o preço cobrado tem margem para crescimento ou não.

Resumindo, as IPO's ainda serão boas oportunidades de investimento nesse ano. Todavia, é fundamental ver a opinião dos experts sobre os preços dos papéis de cada empresa e o potencial de valorização (uma lista de boletins grátis e de qualidade sobre ações pode ser encontrada aqui). E não deixe de comprar nas bancas a edição do guia "Onde Investir 2007" da Exame.

Em tempo: A InfoMoney disponibiliza um artigo muito esclarecedor sobre o funcionamento das IPO's aqui. E para aqueles que não tem muita dificuldade com o idioma inglês, uma fonte bem completa de informações sobre as terminologias do mercado de capitais é o Investopedia.